Descrição
A Pós-Graduação em Melhoramento Genético Agronômico, tem o caráter essencialmente prático-profissional; além de possibilitar a qualificação profissional na área agrária, o curso propicia uma formação humana sempre pautada na ética e responsabilidade social, fundamental na atual dinâmica do contexto mercadológico organizacional.
No estabelecimento de uma atividade agrícola, é fundamental conhecer os aspectos indispensáveis da Genética Clássica e Molecular, Estatística, Genética Quantitativa, com ênfase nos métodos de melhoramento tradicionais de culturas agronômicas. Caracterização e conservação de Recursos Genéticos Vegetais, técnicas de enxertia, hibridação, biologia molecular, estatística e delineamento experimental são apresentadas como ferramentas ao melhoramento. Melhoramento Genético em Culturas Agronômicas é um curso fundamental para a formação de profissionais, pois possibilita a aplicação de conhecimentos básicos de genética no desenvolvimento de técnicas, especialmente de cruzamentos e métodos de seleção, que podem resultar na obtenção de cultivares de maior potencial. Essa área do conhecimento é a mais valiosa estratégia para o aumento da produtividade de espécies agronômicas de forma sustentável e ecologicamente equilibrada.
Dessa forma A Pós-Graduação em Melhoramento Genético Agronômico, visa ensinar as técnicas de melhoramento genético, em última análise, tornar o empreendimento agrícola sustentável, lembrando sempre que a melhor escolha do material requer a orientação de profissional habilitado.
Objetivo Geral
- Atualizar o conhecimento e a filosofia do melhoramento genético em culturas agronômicas quanto às diferentes técnicas para a obtenção de cultivares melhoradas geneticamente.
Objetivos Específicos
- Conceituar ‘Melhoramento Genético em Culturas Agronômicas;
- Compreender os diferentes sistemas de reprodução de espécies agrícolas e suas implicações no melhoramento genético;
- Quantificar os diversos parâmetros genéticos envolvidos no conhecimento da base genética dos caracteres;
- Compreender os efeitos de endogamia e heterose;
- Mostrar as implicações dos efeitos das interações estabelecidas entre genótipos e ambientes para a recomendação de cultivares;
- Entender os principais métodos de melhoramento genético;
- Diferenciar os tipos de variedades
Avaliações
Não há avaliações ainda.