Descrição
A Pós-Graduação em Inventário Florestal Avançado “Lato Sensu”, tem o caráter essencialmente prático-profissional; além de possibilitar a qualificação profissional na área florestal, o curso procura propiciar uma formação humana sempre pautada na ética e responsabilidade social, além de auxiliar no levantamento e na tomada de decisão sobre as avaliações de mercado.
O Inventário Florestal é o procedimento para obter informações sobre as características quantitativas e qualitativas da floresta e de muitas outras características das áreas sobre as quais a floresta está desenvolvendo (HUSH et al. 1993). De acordo com Soares et al. (2006) um inventário florestal completo pode fornecer diversas informações de populações/comunidades florestais através de técnicas biométricas e princípios estatísticas.
A Pós-Graduação em Inventário Florestal Avançado é de suma importância no planejamento e na administração dos recursos florestais. Disponibiliza informações qualitativas e quantitativas dos recursos. As informações obtidas através do inventário florestal possibilitam o melhor manejo da floresta. A amostragem, em si, é a obtenção de informações quantitativas e qualitativas em uma determinada área.
Objetivo Geral
- A Pós-Graduação em Inventário Florestal Avançado visa promover o aprendizado e a atualização do conhecimento, além de desenvolver as habilidades e obter informações sobre as características quantitativas e qualitativas da floresta e de muitas outras características das áreas sobre as quais a floresta está desenvolvendo e fornecer diversas informações entre elas.
Objetivos Específicos
- Fornecer informações como a estimativa de área, descrição da topografia, mapeamento da propriedade, descrição de acessos, facilidade de transporte da madeira,
- Estimar a quantidade e qualidade de diferentes recursos florestais e estimativa de crescimento (se o inventário for realizado mais de uma vez).
- Fornecer as bases para a definição de políticas florestais e para a elaboração de planos de desenvolvimento e uso das florestas.
- Embasar planos estratégicos de desenvolvimento regional, adoção de medidas para preservar espécies e estudos de viabilidade para empresas florestais.
- Determinar o potencial florestal para utilização imediata ou embasar a elaboração de planos de manejo, fundamentais para uma extração legal
Avaliações
Não há avaliações ainda.